Pensamento do Polo Audiovisual de Barra do Piraí

"Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?"
Robert Kennedy

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Barra do Piraí investe em Polo Municipal do Audiovisual

O Pólo Municipal do Audiovisual é um sonho que Barra do Piraí já pode acreditar. A Secretaria de Cultura, Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer de Barra do Piraí visa incentivar projetos cinematográficos na cidade concedendo incentivos fiscais e participando da intermediação com patrocinadores. Já está sendo filmada na cidade, com elenco local, uma série de TV baseada nos contos de Machado de Assis.

A região turística fluminense do Vale do Ciclo do Café, famosa por suas fazendas tradicionais e centenárias, que serviram de moradia dos principais barões do café no século XIX, está apostando no turismo de experiência para incrementar a economia local.

As fazendas históricas apresentam produtos turísticos diferenciados. Nelas, o visitante tem a oportunidade de voltar ao passado no século XIX e participar dos saraus históricos, com a presença dos “barões”, que contam toda a história das suas propriedades e do Ciclo do Café; e fazer parte do dia-a-dia das antigas fazendas de café, conhecendo as senzalas, a casa do engenho, a casa do capitão-do-mato e a enfermaria dos escravos.

O Secretário de Cultura, Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer, Roberto Monzo Filho, acredita que o projeto pode gerar benefícios para os cidadãos de Barra do Piraí. “Trata-se de uma decisão estratégica do município, colocando a cultura como foco do desenvolvimento econômico e social. Além disso, a sinergia entre as Cadeias Produtivas da Economia da Cultura e do Turismo irá gerar muitos ganhos a toda população local.”

Fonte: Ideias.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário